QUESTIONÁRIO DE PESQUISA SOCIO-ECONOMICO DOS ALUNOS

A escola Deuzuita está localizada no centro do bairro Laranjeiras, um dos bairros mais antigos da cidade de Marabá. É uma escola de grande porte, atendendo mais de 1.200 alunos dos três turnos, nos segmentos do ensino fundamental maior 6º ao 9º ano e EJA, no turno da noite com as 3ªs e 4ª etapas.
Para tentarmos conhecer o máximo possível a nossa clientela, aplicamos o questionário abaixo em todas as turmas dos dois segmentos, fundamental e Eja. Participaram da pesquisa um total de 1.100 alunos.
O questionário foi o apresentado abaixo:


QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

01
Qual o seu Estado ou cidade de origem?
02
Em qual bairro da cidade você reside?
03
Com quem você mora?
04
Que meio de transporte você usa para chegar à escola?
05
Com relação a casa onde você mora
06
Qual o nível de escolaridade de seus pais?
07
Qual a renda familiar mensal da sua família?
08
Na sua casa tem internet?
09
Qual a sua religião?

A seguir mostraremos as tabelas e os gráficos contendo o resultado da nossa pesquisa.
Para a primeira pergunta: Qual o seu Estado ou cidade de origem? Tivemos as seguintes respostas.

TABELA DAS RESPOSTAS DA QUESTÃO 1
Estado/Cidade
%

50%
Outra cidade do Pará
7%
Maranhão
29%
Goiás
7%
Minas Gerais
7%





apresentados aqui são impressionantes. Uma vez que mostram 50% dos alunos nascidos na cidade de marabá, enquanto que apenas 7% nasceram em outras cidades do Estado do Pará, o que totaliza 57% de alunos paraenses contra 29% de maranhenses. Há um grande numero de maranhenses comparados com os outros estados. Esses dados vem derrubar um velho mito de que a maioria de nossos alunos sejam originários do Estado do Maranhão.
Para a pergunta número 2: em que bairro você reside? Temos:

BAIRRO
% DE RESPOSTAS
Laranjeiras
40%
Bairro da Paz
18%
Liberdade
15%
Bom Planalto
9%
Cidade Nova
6%
Novo Planalto
3%
Novo Horizonte
3%
Jardim União
3%
Bairro do Aeroporto
3%

O que chama a atenção nesse caso é o fato de o Bairro da Paz, recente invasão ( a invasão da Lucinha) ocupar o segundo lugar na representatividade de alunos matriculados na escola. Já o Bom Planalto, bairro bem mais antigo, que também assim como o Da Paz não possui escolas, ter apenas 9% metade dos números de alunos oriundos do recém criado Bairro da Paz.
Na questão 3, onde indagamos sobre o meio de transporte utilizado pelos alunos para chegarem à escola obtivemos o seguinte:


Meio de Transporte
% de respostas
A pé
63%
Bicicleta
27%
Carro próprio
7%
Ônibus
3%



O percentual de apenas 3% dos alunos utilizarem ônibus reflete o mesmo percentual de alunos que residem nos bairros mais distantes Jardim União e Novo Horizonte, por exemplo.
Na questão número 4 perguntamos: com quem você mora? Os resultados foram:


Resposta
Percentual em %
Pai e mãe
48%
Só a mãe
19%
Só o pai
7%
Outros
26%


Veja o gráfico







Esses números comprovam um fato já observado no dia-a-dia escolar: a maioria dos nossos alunos não moram com os pais juntos. É impressionante e nos chama a atenção o o grande número de alunos que não moram nem com os pai e nem com a mãe.

Na questão, seguinte, número 6, queríamos saber se o aluno morava em casa própria, alugada ou cedida. Nesse caso, apenas o gráfico já é bastante ilustrativo.


Considerando as respostas da questão 2, onde 36% dos alunos residem em bairros oriundos de invasão, talvez seja um indicativo de 58% afirmarem residir em residência própria.


Na questão 7, o foco era os pais. Quisemos saber o nível de escolaridade deles. Veja a tabela e compare com o gráfico.

NIVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS
PORCENTAGEM %
Fundamental incompleto
48%
Fundamental completo
13%
Médio incompleto
13%
Superior incompleto
7%
Superior completo
6%



Aqui temos uma realidade que não é nenhuma surpresa: a grande maioria dos pais não concluíram nem o ensino fundamental, enquanto que apenas 6% fizeram um curso superior.

Dados interessantes nos revela a questão 7, como reflexo do que foi respondido na questão 6. Perguntamos nessa questão em análise sobre a renda familiar mensal.

Veja o gráfico.


Veja que 65% dos pais ganham não mais que um salário mínimo. Se compararmos com o gráfico anterior, vamos ver que esse número corresponde aos pais com apenas o fundamental completo ou incompleto, no caso 61%.

Talvez pura coincidência, mas os números do próximo gráfico revelam algo exatamente o contrário. Nessa questão, numero 8, perguntamos se o aluno possuía internet em casa.
Veja o gráfico.


Se observarmos que 13%, o percentual dos que possuem internet, corresponde ao mesmo percentual dos pais que possuem nível superior completo ou incompleto.
Na nona e última questão perguntamos sobre a religião do aluno.
Veja o gráfico.
O que revela esses dados é que todos possuem como religião variações do cristianismo.